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segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mapas conceituais ou mapas mentais

Mapa conceitual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. pelo pesquisador norte-americano
O mapa conceitual, foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel
A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de ‘ancoragem’ em aspectos relevantes da estrutura cognitiva. preexistente do indivíduo. 
Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam. À medida que o conhecimento prévio serve de base para a atribuição de significados à nova informação, ele também se modifica. A estrutura cognitiva está constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa. 
O processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo construido.
Podemos dizer que mapa conceitual é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. 
Os conceitos aparecem dentro de caixas enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. 
As frases de ligação têm funções estruturantes e exercem papel fundamental na representação de uma relação entre dois conceitos. A dois conceitos, conectados por uma frase de ligação chamamos de proposição. 
As proposições são uma característica particular dos mapas conceituais se comparados a outros tipos de representação como os mapas mentais.


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